domingo, 24 de maio de 2009

GAND/GHENT: Banir a carne um dia por semana para dar o exemplo

Vejam esta notícia que li hoje no Diário de Notícias On-line


"Banir a carne um dia por semana para dar o exemplo


por PATRÍCIA JESUS
A cidade de Gant declarou-se vegetariana à quinta-feira. Nutricionistas em Portugal aplaudem e dizem que tendência vai crescer
A pequena cidade belga de Gant resolveu tornar-se vegetariana um dia por semana. À quinta-feira não há carne nos restaurantes, cantinas e escolas. Em Portugal, a ideia é aplaudida por vegetarianos e nutricionistas, mas todos pensam que há muito a fazer até ela ser aplicada cá. A adesão dos portugueses à comida vegetariana cresce, mas convencer as instituições é mais complicado, diz a Associação Vegetariana Portuguesa.
"Só podemos ficar satisfeitos", diz Sofia Barradas, da Associação Vegetariana Portuguesa. "Mas a nossa grande batalha ainda é conseguir que todas as instituições de ensino ofereçam um prato vegetariano. Ainda se come muito mal nas escolas portuguesas", diz.
A opinião é partilhada pela presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, Alexandra Bento Pinto. "No mundo ocidental consumimos demasiadas gorduras e proteínas animais e poucos vegetais. Por isso, instituir um dia em que invertemos a tendência é uma ideia fantástica, e bem mais prática do que optar por um regime vegetariano, que a longo prazo pode levar a carências em termos nutricionais", considera. Um regime vegetariano estrito deve ser abordado com mais cautela, diz.
Enquanto a nutricionista salienta as vantagens para a saúde de comer menos carne, os vegetarianos realçam a opção do ponto de vista ético e ecológico. Aliás, os argumentos a favor do vegetarianismo chegam agora também de muitas organizações ambientalistas, que sublinham o menor impacto desta dieta no planeta, do ponto de vista da energia necessária para criar gado.
Activistas como o britânico Tristram Stuart, autor de livros sobre vegetarianismo, lembram que durante séculos a Europa praticou a ideia de abster-se de carne um dia por semana, quando as pessoas observavam o jejum às sextas-feiras, instituído pela Igreja Católica.
No ano passado, Rajendra Pachauri, que lidera o Painel Intergovernamental das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (IPCC), ele próprio vegetariano, incentivou as pessoas a responsabilizarem-se pelo impacto da sua alimentação. "Comecem por deixar de comer carne um dia por semana", disse. Foi o que fez a cidade belga. As autoridades dizem que não podem obrigar ninguém, mas querem dar o exemplo.
Sofia Barradas defende que todos estes argumentos estão a levar os portugueses a aderir mais à dieta vegetariana. Embora sem números, a activista diz que as pessoas têm cada vez mais consciência de que a sua escolha alimentar tem um real impacto no planeta.
Lusa Carvalho, dona do restaurante vegetariano Prazeres Ecológicos, em Lisboa, também vê a iniciativa belga como um sinal de mudança. Na sua opinião, a adesão ao vegetarianismo também está a crescer por cá."

Gand: uma bela terra para se visitar... das mais bonitas que conheço...

sábado, 23 de maio de 2009

Movimento ESTERILIZA-ME

Aqui fica o endereço do site "Esteriliza-me" para aqueles que querem saber o porquê da insistência das associações de ajuda animal em esterilizar os animais.

(clica na imagem)

Aconselho a consulta deste site... para que entendam os defensores dos animais, que diariamente lutam contra o abandono animal... contra o seu sofrimento...

Pelo menos leiam antes de serem contra!

Visitem http://www.esteriliza-me.org/

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Gatinhos para dar!

Amigos, deixo-vos aqui as fotos de uns gatinhos que estão prestes a ir para a rua...
Caso queiram adoptar,entrem em contacto com a pessoa que os está a tentar ajudar:
Isabel Salvação - 960 406 674









terça-feira, 5 de maio de 2009

Manifestação Por Um Circo sem crueldade!

(clica para veres melhor)


"Com a presença de Nuno Markl, Karley Aida, artistas circenses e tu!
Traz alegria, sede de mudança e um amigo."
Acção Animal

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Não se esqueçam da Carolina!

Obrigada a todos pela ajuda!
Já sabemos o que aconteceu à Carolina. Foi atropelada e não resistiu.... :'(
que descanse em paz...


A Carolina continua perdida!



Por favor, divulguem, distribuam, passem a palavra! Vamos ajudar a encontrar a Carolina!

Distribuam os panfletos (cliquem para fazer download): Folheto 1, Folheto 2.

Obrigada a todos!

domingo, 3 de maio de 2009

Petfood Shodown



Segundo os organizadores:

"O Pet Food Showdown é uma iniciativa criada via Twitter com o intuito de auxiliar a União Zoófila de Lisboa no fornecimento de donativos e géneros necessários à alimentação das centenas de animais que a referida instituição possui sob sua guarida. Os stocks alimentares da União Zoófila estão em baixo e este projecto é uma tentativa de ajudar seres vivos que precisam de nós, agora mais que nunca."

Consultem mais informações aqui!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Alguém viu a Carolina?!

Alguém viu a Carolina?

A Carolina perdeu-se no dia 30 de Abril, na zona da Praça de Espanha, em Lisboa.







Por favor, ajudem-nos a encontrar esta menina!

Se a vir, contacte-nos em

919 350 416



Obrigada