domingo, 24 de maio de 2009

GAND/GHENT: Banir a carne um dia por semana para dar o exemplo

Vejam esta notícia que li hoje no Diário de Notícias On-line


"Banir a carne um dia por semana para dar o exemplo


por PATRÍCIA JESUS
A cidade de Gant declarou-se vegetariana à quinta-feira. Nutricionistas em Portugal aplaudem e dizem que tendência vai crescer
A pequena cidade belga de Gant resolveu tornar-se vegetariana um dia por semana. À quinta-feira não há carne nos restaurantes, cantinas e escolas. Em Portugal, a ideia é aplaudida por vegetarianos e nutricionistas, mas todos pensam que há muito a fazer até ela ser aplicada cá. A adesão dos portugueses à comida vegetariana cresce, mas convencer as instituições é mais complicado, diz a Associação Vegetariana Portuguesa.
"Só podemos ficar satisfeitos", diz Sofia Barradas, da Associação Vegetariana Portuguesa. "Mas a nossa grande batalha ainda é conseguir que todas as instituições de ensino ofereçam um prato vegetariano. Ainda se come muito mal nas escolas portuguesas", diz.
A opinião é partilhada pela presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, Alexandra Bento Pinto. "No mundo ocidental consumimos demasiadas gorduras e proteínas animais e poucos vegetais. Por isso, instituir um dia em que invertemos a tendência é uma ideia fantástica, e bem mais prática do que optar por um regime vegetariano, que a longo prazo pode levar a carências em termos nutricionais", considera. Um regime vegetariano estrito deve ser abordado com mais cautela, diz.
Enquanto a nutricionista salienta as vantagens para a saúde de comer menos carne, os vegetarianos realçam a opção do ponto de vista ético e ecológico. Aliás, os argumentos a favor do vegetarianismo chegam agora também de muitas organizações ambientalistas, que sublinham o menor impacto desta dieta no planeta, do ponto de vista da energia necessária para criar gado.
Activistas como o britânico Tristram Stuart, autor de livros sobre vegetarianismo, lembram que durante séculos a Europa praticou a ideia de abster-se de carne um dia por semana, quando as pessoas observavam o jejum às sextas-feiras, instituído pela Igreja Católica.
No ano passado, Rajendra Pachauri, que lidera o Painel Intergovernamental das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (IPCC), ele próprio vegetariano, incentivou as pessoas a responsabilizarem-se pelo impacto da sua alimentação. "Comecem por deixar de comer carne um dia por semana", disse. Foi o que fez a cidade belga. As autoridades dizem que não podem obrigar ninguém, mas querem dar o exemplo.
Sofia Barradas defende que todos estes argumentos estão a levar os portugueses a aderir mais à dieta vegetariana. Embora sem números, a activista diz que as pessoas têm cada vez mais consciência de que a sua escolha alimentar tem um real impacto no planeta.
Lusa Carvalho, dona do restaurante vegetariano Prazeres Ecológicos, em Lisboa, também vê a iniciativa belga como um sinal de mudança. Na sua opinião, a adesão ao vegetarianismo também está a crescer por cá."

Gand: uma bela terra para se visitar... das mais bonitas que conheço...

1 comentário:

Ana disse...

Excelente iniciativa. Lembro-me de no ano passado, uma eurodeputada holandesa ter levantado essa questão.
Ou seja, há pessoas que são vegetarianas por princípio, ou por questões de saúde. Mas os que não são também deveriam desenvolver uma consciência crítica de defesa do ambiente, afinal também os não vegetarianos vivem neste mundo.
Dizia então essa eurodeputada que não era preciso deixarmos todos de comer carne, mas se todo o mundo deixasse de comer carne uma vez por semana os valores de poluição (isto tinha tudo a ver com o aquecimento global) diminuiriam drasticamente - na altura ela adiantou valores, agora já não me lembro.

Boa notícia.