terça-feira, 7 de outubro de 2008

Manifesto Animal - Marcha de 4 de Outubro de 2008!

Hoje venho falar-vos da Marcha Pelos Direitos dos Animais, organizada pela ANIMAL, que aconteceu no dia 4 de Outubro em Lisboa.
Às 15h do dia Mundial do Animal, éramos menos de uma dúzia de “gatos pingados” (os famosos “gatos pingados”) concentrados em frente da praça de touros do Campo Pequeno. Mas, a pouco e pouco, foram chegando mais uns quantos “gatos” e, às tantas, já éramos uma multidão. Eram cerca de 16h45 quando a Marcha teve inicio, sempre acompanhada por agentes da PSP (bastantes, por sinal); entre o Campo Pequeno e a Assembleia da República, várias foram as palavras de ordem gritadas a plenos pulmões pelos marchantes/manifestantes que dedicaram a sua tarde de sábado a esta causa… não consigo deixar de partilhar a primeira… ainda ia a marcha no início quando um jovem decidiu gritar com todas as suas forças “Tourada só na cama!” lol. Deu em risota grupal!
Pelas ruas de Lisboa ecoaram, em uníssono, as vozes de toda aquela multidão, fazendo parar carros e pessoas para saber o que se passava… e assim se foi passando a mensagem…
Já em frente à Assembleia da República, a marcha terminou com um discurso do Miguel Moutinho, da Animal; discursou não só para os marchantes como também para todos os que estivessem nas proximidades de S. Bento… só é pena ter sido a um sábado… dia de folga dos nossos ministros e deputados… mas, por outro lado, se não fosse sábado, seria difícil conseguir reunir tantos manifestantes…
Mas o que importa é que mais uma vez se lutou por um código de protecção dos animais: Moderno, Eficaz, Progressista e Justo!
Apreciação Global: Excelente!
Ah, é de referir que este ano, pela primeira vez, a marcha não teve cobertura jornalística por parte de nenhuma estação de televisão… será porque todas elas apoiam, actualmente, a tourada? Era um bocado chato estar a mostrar a Portugal inteiro a manifestação e, de seguida, transmitir uma tourada… ah e tal… e se algumas pessoas abrissem os olhos? Lá se iam as audiências…
MAS, e há sempre um “mas”, ninguém nos cala! E se a televisão não mostra, nós passamos a palavra!
Obrigada a todos os que lá estiveram comigo a defender esta causa!
Brevemente espero poder publicar fotos do evento… tenho imensa pena de me ter esquecido da máquina fotográfica em casa… tinha dado um “jeitão”; mas, assim que me passarem as fotos, publicá-las-ei! Ai como anda a minha cabeça. Hahaha


Espero ver-vos lá na próxima!

Ah ah! já chegaram as primeiras imagens:



Beijos

AS

2 comentários:

Bruno Martins disse...

Grande acção de massas. Que pena não poder ter ido.
Estive lá de cabeça.
Espero que este grito se faça ouvir, mas não é só com uma que isto lá vai. Temos de multiplicar estas iniciativas de modo a conseguirmos um código de protecção dos animais justo e digno!

Força na luta!

bisou
BM

Andrea Santos disse...

Olá! Esta não é a primeira nem será a última marcha pelos direitos dos animais! Haverá mais uma nos próximos dias (vê no site da ANIMAL) mas será dedicada à tourada... julgo ser a propósito de uma tourada extra que foi marcada. Parece que o "ano tauromáquico" já tinha encerrado, mas decidiram fazer mais uma tourada; ora, mais uma tourada, mais uma manifestação! LOL
bjs
A