quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Sem comentários

Amigos, ando a tentar encontrar a entrevista que o líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel deu ao semanário SOL. Para já, deixo-vos algumas declarações destacadas pela associação ANIMAL. Haverá possíbilidade de haver um contexto no qual estas afirmações não sejam absurdas?
Ora vejamos:


- “Não faz sentido haver um Dia do Cão.”
- “Também não [faz sentido haver um Dia dos Animais]”.
- “Um cão nunca deixa de ser um cão. Trocaria a vida do meu cão pela vida de qualquer pessoa em qualquer lado do mundo, mesmo não a conhecendo. Uma pessoa vale sempre mais do que um animal.”
- “Os animais merecem protecção mas não são titulares de direitos.”
- “Não são eles que têm esse direito [de ser bem tratados e protegidos]. Nós é que temos essa obrigação.”
- “Para mim essa é uma concepção errada [a de que os animais devem ter direitos]. Acho que só as pessoas devem ser titulares de direitos.”
- “Os animais [também sofrem], mas não sofrem como nós.”
- “A caça ou as touradas, enquanto tradições com determinadas características e determinados limites, são toleráveis. Fazem parte da Cultura.”
- “Muitas tradições não acabaram e estas [caça e touradas] são daquelas que para mim não devem acabar.”
- “Faço uma separação ontológica entre as pessoas e os animais.”
- “Num contexto cultural devidamente integrado, certas tradições [como a caça e as touradas] – ainda que possam chocar algumas pessoas – são admissíveis. É a minha posição.”
- “Não sou contra [a exibição de touradas na RTP].”
- “Desde que devidamente contextualizado [a transmissão de touradas pela RTP, televisão do Estado, expondo as crianças à violência contra os animais], não vejo nisso qualquer problema.”
- “A menos que esteja em causa a extinção de espécies, não acho mal [utilização de peles para confecção de vestuário].”
- “A dignidade humana é um valor superior ao da dignidade dos animais. O Homem é ontologicamente diferente dos restantes animais.”

4 comentários:

Bruno Martins disse...

não sei porquê, mas estas declarações não me surpreendem...

BM

Andrea Santos disse...

ainda não consegui a entrevista integral. enfim... nem sei o que dizer. aiii

Bruno Martins disse...

pois, sobre a pergunta que me fizeste por sms, tb não sei onde encontrar isso.

Já tentaste no site do SOL?

bisou,
BM

Andrea Santos disse...

já, claro! até saquei um jornal em pdf ou q raio era aquele programa. mas não estava lá! já dei voltas e não consegui arranjar a entrevista total. encontro sempre só trechos