quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Sem comentários

Amigos, ando a tentar encontrar a entrevista que o líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel deu ao semanário SOL. Para já, deixo-vos algumas declarações destacadas pela associação ANIMAL. Haverá possíbilidade de haver um contexto no qual estas afirmações não sejam absurdas?
Ora vejamos:


- “Não faz sentido haver um Dia do Cão.”
- “Também não [faz sentido haver um Dia dos Animais]”.
- “Um cão nunca deixa de ser um cão. Trocaria a vida do meu cão pela vida de qualquer pessoa em qualquer lado do mundo, mesmo não a conhecendo. Uma pessoa vale sempre mais do que um animal.”
- “Os animais merecem protecção mas não são titulares de direitos.”
- “Não são eles que têm esse direito [de ser bem tratados e protegidos]. Nós é que temos essa obrigação.”
- “Para mim essa é uma concepção errada [a de que os animais devem ter direitos]. Acho que só as pessoas devem ser titulares de direitos.”
- “Os animais [também sofrem], mas não sofrem como nós.”
- “A caça ou as touradas, enquanto tradições com determinadas características e determinados limites, são toleráveis. Fazem parte da Cultura.”
- “Muitas tradições não acabaram e estas [caça e touradas] são daquelas que para mim não devem acabar.”
- “Faço uma separação ontológica entre as pessoas e os animais.”
- “Num contexto cultural devidamente integrado, certas tradições [como a caça e as touradas] – ainda que possam chocar algumas pessoas – são admissíveis. É a minha posição.”
- “Não sou contra [a exibição de touradas na RTP].”
- “Desde que devidamente contextualizado [a transmissão de touradas pela RTP, televisão do Estado, expondo as crianças à violência contra os animais], não vejo nisso qualquer problema.”
- “A menos que esteja em causa a extinção de espécies, não acho mal [utilização de peles para confecção de vestuário].”
- “A dignidade humana é um valor superior ao da dignidade dos animais. O Homem é ontologicamente diferente dos restantes animais.”

sábado, 25 de outubro de 2008

Miguel Moutinho defende Código de Protecção de Animais!

A Associação ANIMAL entregou na quinta-feira passada, dia 23 de Outubro, uma petição com 18 mil assinaturas no Parlamento. Esta Petição defende a aprovação de um quadro legislativo que estabeleça um Código nacional de Protecção dos Animais.

Já agora, vejam isto (clica no link):
http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007/videopopup2008.aspx?videoId={B2C18D2B-6A3A-4EBE-B1FF-DCC70A53E80B}

Grande Miguel!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação!

Hoje, dia Mundial da Alimentação, partilho convosco o artigo do Centro vegetariano:
"No dia 16 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação para comemorar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em 1945.
Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela primeira vez em 1981, destaca-se em cada ano um tema para o qual se focalizam todas as actividades. O tema proposto para este ano é “O Direito à Alimentação” (The Right to Food).
A Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948, em primeiro lugar reconhece o direito à alimentação como um direito humano. O direito à alimentação é um direito universal, tanto para homens, mulheres ou crianças.

Actualmente mais de 1,2 bilião de pessoas em todo o mundo vivem abaixo do limiar de pobreza, definido pela ONU como sendo pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia, o que seria o mínimo necessário para sobreviver. De acordo com o estudioso norte-americano Phillip Harten, em cada 100 pessoas no mundo, 13 passam fome diariamente. Além das que passam fome, também uma parte significativa da população sofre de carências em alguns nutrientes essenciais.

Para sensibilizar o público mundial sobre a dimensão da fome no mundo, a FAO lançou, em 1997, aquando do Dia Mundial da Alimentação, a TeleFood: uma campanha de concertos, espectáculos desportivos e outras actividades com o objectivo de aproveitar a força dos meios de comunicação e a participação das figuras públicas para despertar o interesse dos cidadãos na luta contra a fome.
O objectivo da campanha TeleFood é fomentar a consciencialização e mobilizar recursos para microprojectos de segurança alimentar. As doações recebidas já possibilitaram que camponeses pobres de 122 países beneficiassem de mais de 1600 projectos destinados a aumentar a produção agrária e a conseguir uma alimentação mais adequada.

Todos sabemos o quão vital é a alimentação. Mas o tipo de dieta e de alimentos que se escolhem não têm apenas implicações a nível físico e psicológico em cada indivíduo, tocam toda a sociedade e têm consequências a nível mundial, podendo mesmo pôr em causa a alimentação da população com menos recursos. Tal como se pode ler no artigo “Produção Animal / Degradação Ambiental e Fome no Mundo” uma alimentação vegetariana poderia ser a chave para solucionar o problema da fome mundial. A juntar a isso, são vários estudos que comprovam que a dieta vegetariana é mais saudável.
No Dia Mundial da Alimentação não devemos pois deixar de reflectir sobre aquilo que comemos, sobre a situação alimentar no mundo actual e sobre a forma como os alimentos são distribuídos e produzidos a nível mundial.


Referências:
http://www.fao.org/wfd/index_en.asp
http://www.feedingminds.org/info/wfd_pt.htm"
(fonte: http://www.centrovegetariano.org/Article-322-Dia%2BMundial%2Bda%2BAlimenta%25E7%25E3o.html)

A propósito deste artigo, alerto-vos para a iniciativa LEVANTA-TE! (clica para saberes mais)

Beijos!

domingo, 12 de outubro de 2008

Petição Online "Quero que as estações de televisão portuguesas respeitem os animais"

Para aqueles que não gostam de ver o sofrimento animal promovido pelas estações de televisão, aqui está mais uma oportunidade para se manifestarem contra a transmissão destes actos de barbaridade.
Esta é mais uma iniciativa da associação ANIMAL! (clica para saberes mais pormenores).
Lutamos pelo fim desta mal fadada tradição e não só pelo fim da sua transmissão por parte da tv; mas, tendo em conta a importância que a televisão assume na nossa sociedade actual, deixar que estas promovam livremente a tauromaquia como um espectáculo de coragem e heroísmo é permitir que a tortura de touros e cavalos aumente!
Pelo fim dos crimes sem castigo!

Por favor, assina e divulga a petição – que está online em http://www.thepetitionsite.com/1/bastadetelevisoescontraanimais.

teste

teste

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Crafts&Design - Jardim da Estrela

Passada quase uma semana, eis que me encontro com tempo, paciência e paz de espírito para partilhar mais uma iniciativa na qual estive presente (e à qual fiz publicidade aqui no blog): a feira de artesanato CRAFTS & DESIGN, no Jardim da Estrela.
A Crafts&Design decorre, neste mesmo local, todos os primeiros fins-de-semana de cada mês e, no fim de semana passado, dia 4 e 5 de Outubro, a propósito das comemorações do Dia do Animal, convidou a SOS Animal para estar presente.


Ora, mais uma vez, a SOS Animal não se fez de rogada e aceitou mais um desafio! Lá estivémos com muitos gatinhos e alguns cães, assim como com todos os produtos para venda, cujos lucros revertem integralmente para as despesas da associação com os animais. Espero que todos os animais que encontraram uma nova família nestes dois dias sejam muito felizes e tenham a sua tã merecida paz!
Ainda estou à espera dos "resultados oficiais" da iniciativa, assim como das fotos da mesma; é que, mais uma vez, a minha máquina fotográfica decidiu ficar por casa...

Agradeço a todos os voluntários que contribuiram para esta iniciativa, assim como a todas as "colegas de feira" que, apesar de terem as suas bancas para olhar, não deixaram de nos dar apoio.
Ah, já agora, partilho convosco umas comprinhas que lá fiz... nada de especial porque o dinheiro é curto... mas garanto que havia por lá artigos muito engraçados!



Vá, arrependidos por não terem ido? lolol
Ou será que foram?

A

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Manifesto Animal - Marcha de 4 de Outubro de 2008!

Hoje venho falar-vos da Marcha Pelos Direitos dos Animais, organizada pela ANIMAL, que aconteceu no dia 4 de Outubro em Lisboa.
Às 15h do dia Mundial do Animal, éramos menos de uma dúzia de “gatos pingados” (os famosos “gatos pingados”) concentrados em frente da praça de touros do Campo Pequeno. Mas, a pouco e pouco, foram chegando mais uns quantos “gatos” e, às tantas, já éramos uma multidão. Eram cerca de 16h45 quando a Marcha teve inicio, sempre acompanhada por agentes da PSP (bastantes, por sinal); entre o Campo Pequeno e a Assembleia da República, várias foram as palavras de ordem gritadas a plenos pulmões pelos marchantes/manifestantes que dedicaram a sua tarde de sábado a esta causa… não consigo deixar de partilhar a primeira… ainda ia a marcha no início quando um jovem decidiu gritar com todas as suas forças “Tourada só na cama!” lol. Deu em risota grupal!
Pelas ruas de Lisboa ecoaram, em uníssono, as vozes de toda aquela multidão, fazendo parar carros e pessoas para saber o que se passava… e assim se foi passando a mensagem…
Já em frente à Assembleia da República, a marcha terminou com um discurso do Miguel Moutinho, da Animal; discursou não só para os marchantes como também para todos os que estivessem nas proximidades de S. Bento… só é pena ter sido a um sábado… dia de folga dos nossos ministros e deputados… mas, por outro lado, se não fosse sábado, seria difícil conseguir reunir tantos manifestantes…
Mas o que importa é que mais uma vez se lutou por um código de protecção dos animais: Moderno, Eficaz, Progressista e Justo!
Apreciação Global: Excelente!
Ah, é de referir que este ano, pela primeira vez, a marcha não teve cobertura jornalística por parte de nenhuma estação de televisão… será porque todas elas apoiam, actualmente, a tourada? Era um bocado chato estar a mostrar a Portugal inteiro a manifestação e, de seguida, transmitir uma tourada… ah e tal… e se algumas pessoas abrissem os olhos? Lá se iam as audiências…
MAS, e há sempre um “mas”, ninguém nos cala! E se a televisão não mostra, nós passamos a palavra!
Obrigada a todos os que lá estiveram comigo a defender esta causa!
Brevemente espero poder publicar fotos do evento… tenho imensa pena de me ter esquecido da máquina fotográfica em casa… tinha dado um “jeitão”; mas, assim que me passarem as fotos, publicá-las-ei! Ai como anda a minha cabeça. Hahaha


Espero ver-vos lá na próxima!

Ah ah! já chegaram as primeiras imagens:



Beijos

AS

sábado, 4 de outubro de 2008

Marcha pressiona deputados para aprovarem uma nova lei de protecção dos animais

"Apoiantes da associação Animal caminham hoje do Campo Pequeno ao Parlamento

O presidente da associação Animal, Miguel Moutinho, não tem dúvidas quando diz que "Portugal é um inferno para os animais." Hoje comemora-se o Dia do Animal e organização vai realizar uma marcha nacional que irá percorrer as ruas da capital para tentar pressionar o Parlamento a aprovar uma nova lei de protecção dos animais.
Há um ano a associação apresentou um documento aos grupos parlamentares elaborado sob a forma de uma proposta orientadora para um Código de Protecção dos Animais Português que assegure o "fim dos crimes sem castigo". A marcha arranca às 15h na Praça do Campo Pequeno com destino à Assembleia da República, onde a Animal pretende fazer uma entrega simbólica da proposta apresentada no ano passado e lembrar ao Parlamento que "é tempo de tomar medidas".
Miguel Coutinho diz que "é difícil prever quantas pessoas vão participar na marcha", mas foram disponibilizados autocarros no Porto, Coimbra e Caldas da Rainha para o transporte de pelo menos 100 pessoas.
Ao longo da próxima semana, a Animal vai reunir-se com os vários grupos parlamentares e entregar também uma petição com mais de 15 mil assinaturas que pede que a proposta do grupo seja tida em conta na hora de avançar para a redacção de uma alteração à lei em vigor.
Miguel Coutinho esclarece que este é "um meio de pressão democrático, uma demonstração da sociedade civil" para fazer com que o Parlamento "discuta e legisle sobre o tema". Ao mesmo tempo, o activista destaca a importância de haver 15 mil pessoas a subscrever o documento, "sobretudo se se considerar que em Portugal não há uma cultura de participação".
O "Manifesto Animal" foi apresentado em Outubro do ano passado e Miguel Coutinho admite que é "uma proposta claramente ambiciosa". O texto "pretende colmatar uma data de falhas" num "ambiente de impunidade e de falta de directrizes das estruturas hierárquicas". Segundo uma sondagem de dois investigadores do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa, financiado pela Animal, 82,6 por cento dos portugueses pensam que é "urgente" ou "muito urgente" obter uma nova lei nesta área.
O manifesto da associação é muito restritivo no que diz respeito ao uso dos animais para fins lúdicos, como é o caso dos circos, e pede a proibição de todos os tipos de touradas e actividades tauromáquicas.
Dois pontos em que a Animal tem estado em destaque nos últimos tempos, com a denúncia, na semana passada, de maus tratos a um elefante e a um leão por parte do Circo Victor Hugo Cardinali e a polémica lançada com a vitória judicial da organização sobre a RTP.
A televisão pública foi obrigada a mudar a transmissão da corrida de touros do dia cinco de Junho para depois das 22h30 e a colocar a "bolinha vermelha" durante a emissão."

Por: Inês Subtil - Jornal o Público